10 DE OUTUBRO DIA NACIONAL DO CONDUTOR DE AMBULÂNCIA - PARABÉNS CONDUTORES DE AMBULÂNCIA




10 DE OUTUBRO DIA NACIONAL DO CONDUTOR DE AMBULÂNCIA:

CONDUTOR DE AMBULÂNCIA: Profissional que atualmente exige cada vez mais formação técnica. Em sua maioria "*AUTODIDATA" ou "FORMAÇÃO PRÓPRIA EM CURSOS RÁPIDOS"  para atuar na área de saúde.

Precisando urgentemente do olhar do Ministério da Educação e da Saúde, para encaminhar uma grade curricular para uma nova era na formação desses profissionais, que lidam com veículos e equipamentos médicos cada dia mais sofisticados, auxiliando a equipe multiprofissionais nos gestos básicos de salvar vidas. Hoje, não existe a menor possibilidade de atuar como condutor de ambulância, sem ter uma formação mínima que garantam a esses profissionais conhecer todos os materiais que compõe os estoques das ambulância, e os equipamentos, possibilitando condições necessária para execução das suas atividades laboral de Socorrista junto a equipe, nos atendimento a população brasileira.

 O condutor de ambulância, é o único e exclusivo profissional,  responsável pela interligação dos serviços de saúde no Brasil. Profissão, extremamente necessário para fazer a engrenagem da saúde no Brasil funcionar.

Com os serviços e especialidades de saúde no Brasil descentralizadas, o condutor de ambulância garante aos usuários dos serviços de saúde no país, acesso as portas das especialidades, levando-os de um lado para o outro, garantindo assim, o acesso à população à saúde pública ou privada. 

Para entender melhor, o Brasil segue as linha definidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e divide o Sistema Único de Saúde (SUS) em 3 níveis de atenção à saúde: o primário, o secundário e o terciário.

Com os três níveis definido pelo SUS, a única forma de unir essas três atenção a saúde além dos meios próprios, é o transporte em ambulância, o único meio de conduzir o paciente em decúbito dorsal ou supina entra os serviços de saúde público ou privado, garantindo ao paciente, apoio médico e de enfermagem durante o transporte.

No caso dos atendimentos pré- hospitalar tipo SAMU e serviços privados de atendimento domiciliar, os condutores de ambulância, é o único profissional capaz de levar uma equipe multiprofissional até o paciente seja em seu domicílio, ou no local do sinistro por toda cidade.

Com essa visão, podemos descrever um pouco da razão que os profissionais Condutores de ambulância no Brasil, precisa ter um novo olhar pelos gestores públicos e privados e por todos profissionais que interagem diariamente com a missão de salvar vidas. O condutor de ambulância é um dos elos da equipe multiprofissional, responsáveis pela interligação do Sistema de Saúde no Brasil. seja por terra por água ou pelo ar.



" 10 DE OUTUBRO DIA NACIONAL DOS CONDUTORES DE AMBULÂNCIA! "


"PARABÉNS À TODOS OS CONDUTORES DE AMBULÂNCIA NO BRASIL"


Matéria de: Elias dos Santos - Condutor de ambulância há 16 anos, atuando no setor público SAMU e privado no atendimento domiciliar. Formação Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas.


*Autodidata é a pessoa que tem a capacidade de aprender algo sem ter um professor ou mestre lhe ensinando ou ministrando aulas. O próprio indivíduo, com seu esforço particular intui, busca e pesquisa o material necessário para sua aprendizagem.
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem