Em 1946, Arthur Yong (Bells Helicopters Company)
idealizou um helicóptero com motor convencional à explosão, movido a
gasolina (modelo 47), o qual recebeu a primeira licença para operar nos
EUA. Entretanto, em 1950 durante a guerra da Coréia, o uso do
helicóptero obteve seu maior sucesso transportando mais de 20.000
militares feridos (Smith, 1962). Na guerra do Vietnã este número
aumentou para mais de 370.000 soldados.
Apesar do aumento do potencial balístico
dos armamentos, o decréscimo nas taxas de mortalidade em 5,8% nos
feridos de guerra na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), 2,4% na Guerra
da Coréia (1950-1953) e 1,7% no Vietnã (1964-1975), pode ser explicado
pela rapidez no atendimento médico.
Nos EUA, em 1972, a National Highway Transport Safety Administration (NHTSA) publicou o trabalho “Helicopters and Emergency Medical Services: NHUSA Experiente to Date”,
documentando o resultado de vários projetos de resgate aeromédico por
helicópteros. A partir deste artigo, este tipo de transporte foi
bastante difundido e incorporado a vários serviços de emergência (Emergency Medical Services – EMS).
Em 1973 no Anthony’s Hospital,
na Cidade de Denver, foi iniciado com sucesso o primeiro serviço
aeromédico associado a um centro de trauma. Desde então o uso de
helicópteros aumentou consideravelmente.
Até hoje os esquadrões de saúde das
forças armadas americanas trabalham de forma similar, porém com
equipamentos mais sofisticados.
No Brasil, o serviço de busca e
salvamento foi oficialmente criado em dezembro de 1950, pela Força Aérea
Brasileira com o nome de Search and Rescue (SAR).
A Polícia Militar do Estado de São Paulo
iniciou o emprego de aeronaves através do GRPAe, a partir de 15 de
agosto de 1984 e o Projeto Resgate teve início em São Paulo no ano de
1989, no Rio de Janeiro desde 1988 e em Minas Gerais desde 1986
(Rodrigues, 1987).
Fonte:http://paramedics-and-firefighters-facts.blogspot.com.br