A história do helicóptero como ambulância no mundo

 
 

Em 1946, Arthur Yong (Bells Helicopters Company) idealizou um helicóptero com motor convencional à explosão, movido a gasolina (modelo 47), o qual recebeu a primeira licença para operar nos EUA. Entretanto, em 1950 durante a guerra da Coréia, o uso do helicóptero obteve seu maior sucesso transportando mais de 20.000 militares feridos (Smith, 1962). Na guerra do Vietnã este número aumentou para mais de 370.000 soldados.
Apesar do aumento do potencial balístico dos armamentos, o decréscimo nas taxas de mortalidade em 5,8% nos feridos de guerra na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), 2,4% na Guerra da Coréia (1950-1953) e 1,7% no Vietnã (1964-1975), pode ser explicado pela rapidez no atendimento médico.
Nos EUA, em 1972, a National Highway Transport Safety Administration (NHTSA) publicou o trabalho “Helicopters and Emergency Medical Services: NHUSA Experiente to Date”, documentando o resultado de vários projetos de resgate aeromédico por helicópteros. A partir deste artigo, este tipo de transporte foi bastante difundido e incorporado a vários serviços de emergência (Emergency Medical Services – EMS).
Em 1973 no Anthony’s Hospital, na Cidade de Denver, foi iniciado com sucesso o primeiro serviço aeromédico associado a um centro de trauma. Desde então o uso de helicópteros aumentou consideravelmente.
Até hoje os esquadrões de saúde das forças armadas americanas trabalham de forma similar, porém com equipamentos mais sofisticados.
 
No Brasil, o serviço de busca e salvamento foi oficialmente criado em dezembro de 1950, pela Força Aérea Brasileira com o nome de Search and Rescue (SAR).
 
A Polícia Militar do Estado de São Paulo iniciou o emprego de aeronaves através do GRPAe, a partir de 15 de agosto de 1984 e o Projeto Resgate teve início em São Paulo no ano de 1989, no Rio de Janeiro desde 1988 e em Minas Gerais desde 1986 (Rodrigues, 1987).
 
Fonte:http://paramedics-and-firefighters-facts.blogspot.com.br
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