.
Sirenes e Luzes (S & L ) em ambulância: são dispositivos eletrônicos capazes de abrir um processo de negociação entre o condutor da ambulância e os demais condutores, pedestres e usuários da via, sem que haja uma necessidade real, de haver um diálogo e solicitação entre o condutor da ambulância e os demais usuários.
Veículos que se deslocam na mesma direção, em direção contrária, que cruzam ou até que transitam em vias paralelas da ambulância, são convidados mesmo que indiretamente, para participarem dessa negociação através de sinais sonoros e visuais.
Por isso, estudos afirmam que o uso da sirene e luzes, passam a ser importante, quando há de fato uma necessidade real de chegar ao paciente e desloca-lo até a unidade hospitalar mais próxima,com mais rapidez e segurança, respeitando os limites das vias, e tirando proveito das prerrogativas de prioridades que o CTB legitima, ou seja, aproveitando a contribuição dos outros condutores, quando na negociação feita através dos sinais sonoros e luminosos, permitiram a passagem de um veículo que tem prioridade no trânsito(ambulância), em especial, nos atendimentos de suporte avançado a vida.
Estudos feitos nos EUA, afirmam que o uso da sirene e luzes (L & S) não trazem vantagens substancial para os pacientes considerados de atendimentos de suporte básico de vida SBV, foram feitas varias avaliações, e acompanhado o andamento do deslocamento da base do serviço de ambulância, até o local de atendimento, bem como também foram considerados as condições clínicas dos pacientes e os resultados após o atendimento nas unidades hospitalares e durante a sua recuperação, que justificou influência quase zero no resultado da avaliação final na questão entre cuidados do pacientes e o tempo de deslocamento até a unidade hospitalar com o uso de L & S.
Foi identificado, que boa parte dos atendimentos não necessitavam do uso da sirene, porque eram atendimento de SBV, e o tempo que seria gasto até a unidade de emergência sem o uso da sirene,não iria fazer diferença na recuperação do paciente, mas teria uma relevância considerada quando o assunto é acidentes envolvendo ambulâncias fazendo uso de L&S.
Em 1990, o serviço de administração nacional de serviços de tráfego de rodovias americano, informou que houve, 25 acidentes com ambulância e 31 pessoas foram vítimas fatais 20 eram ocupantes de outros veículos, 6 eram ocupantes das ambulâncias sendo (1condutor de ambulância e 5 passageiros) e os 5 restantes eram pedestres atingidos por ambulâncias que faziam uso de luzes e sirenes e em muitos casos naõ havia necessidade de emergência com L & S.
Essas informações estão no artigos publicado na Annals of Emergency Medicine, April 1995 que trazem também outros dados importantes, para a conscientização dos profissionais envolvidos nos serviços de ambulância em todo mundo e em nosso caso aqui no Brasil.
Elias Santos "Ely do Samu"
Condutor de Ambulancia
Presidente do Sindconam/AL
Diretor da ABRAMCA
Formado em Geografia /UFAL
Pesquisador em Geografia urbana de trânsito