Condutores socorristas são atualizados no Curso de Suporte Básico de Vida





Quarenta condutores socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Alagoas concluíram nesta quinta-feira (1º), o Curso de Suporte Básico de Vida no Atendimento Pré-Hospitalar (APH). O treinamento ocorreu durante toda a semana no Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Central Maceió, localizada no bairro Farol, na capital alagoana.

Os temas abordados no curso foram equipe multiprofissional no APH, normatização das urgências, biossegurança e riscos ergonômicos e assistência à população vulnerável. Também foram abordados os temas segurança do paciente, avaliação inicial do doente traumatizado, cinemática do trauma e avaliação de cena.


De acordo com Marcos Ramalho, supervisor do Samu Alagoas, os condutores socorristas estão presentes em todos os atendimentos feitos pelo Samu, tanto na condução das Unidades de Suporte Básico, com nas Unidades de Suporte Avançado.
“São esses os profissionais que conduzem diariamente as nossas ambulâncias, que levam nossas equipes com segurança até as ocorrências e, quando necessário, nos auxiliam no atendimento da população. Por esse motivo, a importância de todos os integrantes da nossa equipe de saúde possuírem conhecimentos atualizados, para que possamos falar a mesma ‘linguagem’ durante as ocorrências”, destacou o coordenador.


A abordagem aos pacientes vítimas de traumas também foi discutida nas aulas sobre trauma de extremidades, traumatismo crânioencefálico e raquimedular, atendimento pré-hospitalar ao paciente queimado, trauma de tórax e abdômen e trauma nos extremos de idade, ferimentos por arma de fogo.


Exercício Simulado – Depois das atividades teóricas e aulas práticas, com demonstrações das técnicas utilizadas para a imobilização da cervical, retirada de capacete, uso do K.E.D. e retirada rápida, via aérea no paciente adulto e pediátrico, rolamentos e utilização da prancha rígida e a imobilização de membros, os condutores participaram de um simulado para colocar em prática todos esses ensinamentos.
De acordo com Luiz Antonio Mansur, coordenador do NEP da Central Maceió, todos os alunos passaram por cinco estações diferentes para fazer o atendimento às vítimas, que foram voluntárias na ação. “As situações envolveram uma queda de moto com duas vítimas, um acidente de carro também com duas vítimas, uma queda de escada, uma simulação em que uma gestante teve uma perfuração por arma de fogo e outra situação de agressão física. Depois de cada estação todos os socorristas tiveram o desempenho avaliado e erros pontuais foram corrigidos”, disse.

O último dia foi reservado para um treinamento teórico e prático com a equipe do Serviço Aeromédico. Os condutores socorristas tiveram uma aula sobre segurança na interceptação com o helicóptero Falcão 05, aeronave do Samu Alagoas.

Homenagem – Para finalizar o curso, os condutores socorristas da Central Maceió celebraram a passagem do dia do motorista, que ocorreu no dia 25 de julho. A comemoração contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres. Segundo o titular da saúde estadual, esse é mais um momento para mostrar a importância que tem cada um dos servidores públicos.
“Hoje estamos aqui para homenagear os condutores socorristas do Samu, que conduzem as equipes e pacientes com prudência e cuidado nas estradas, com a intenção de salvar vidas”, destacou Alexandre Ayres
Um dos participantes do curso e da homenagem foi Ederaldo Figueiredo, condutor socorrista do Samu há 15 anos. Para ele, o curso serviu para reciclar os conhecimentos e também trocar experiências com os demais colegas.
“Foram quatro dias intensos de aulas teóricas e práticas e isso era o que nós estávamos precisando. O curso trouxe um conhecimento novo para cada um de nós. Agora é continuar estudando e colocando em ação tudo o que nos foi ensinado no curso”, destacou Eraldo Figueiredo.
A celebração foi animada pela banda do 59º Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro.
Repórter: João Victor Barroso
Repórter Fotográfico: João Victor Barroso

http://www.saude.al.gov.br/2019/08/01/condutores-socorristas-sao-atualizados-no-curso-de-suporte-basico-de-vida/
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem