ABRAMCA: PENSANDO NA SEGURANÇA DOS CONDUTORES DE AMBULÂNCIA, DOS USUÁRIOS DOS SERVIÇOS E DAS VIAS, ABRAMCA EMITE SUGESTÃO AO CONTRAN.





No ultimo dia 5 de junho, prazo máximo de recebimento, a ABRAMCA através do seu presidente Alex Douglas e a direção da instituição, enviaram sugestão de padronização dos veículos especiais tipo ambulância para a Câmara Temática de Engenharia de Tráfego, da Sinalização e da Via, do CONTRAN, a Câmara Temática do CONTRAN, tem como objetivo, elaborar a versão preliminar do Manual Brasileiro de Dispositivos Auxiliares - Volume VI e do Manual Brasileiro de Sinalização Temporária - Volume VII, e abrir espaço para qualquer cidadão brasileiro ou instituição, possa colaborar com sugestões que possam contribuir com um trânsito humanizado, sustentável e seguro.

Baseado na questão identificação de ambulância no trânsito, a ABRAMCA enviou sugestão de padronização visual dos veículos especiais tipo ambulância, baseado nas identificações de veículos especiais que já transitam pelo Brasil, tais como os veículos Escolares e Auto Escolas.

Baseado na questão segurança no trânsito, a ABRAMCA enviou sugestão de fundo amarelo refletivo nas partes dianteira(capô), na traseira das ambulâncias, faixas triangular para cima(ver foto), e nas laterais identificação e faixas retangulares em duas cores, todas em materiais refletivos.

"Quando eu vi essa consulta pública, vi uma grande chance de contribuir com a Câmara Temática do CONTRAN. A ABRAMCA, vem dando uma contribuição exemplar para uma construção de um serviço de ambulância no Brasil com qualidade em especial com segurança, antes não tínhamos referências nessa área, agora a ABRAMCA faz essa ponte entre os Órgãos regulamentadores do País. Sabemos que é importante identificar as ambulância e sinalizar, isso ajuda a reduzir os números de acidentes que envolve esses tipos de veículos. disse o presidente da ABRAMCA Alex Douglas.

-" Venho debruçado junto com o presidente Alex Douglas e os demais diretores da ABRAMCA e presidentes dos SINDCONAMs Estaduais, para criar um serviço de ambulância no Brasil de excelência, principalmente no quesito segurança. Em minhas pesquisas, tenho deparado com coisas absurdas, veículos tipo ambulância com suas plotagem que mais parece um outdoor, isso provoca confusão nos usuários e condutores das vias, e em muitos casos, tem causando acidentes entre essas ambulâncias sem padrão visual, nossa sugestão, está baseada em pesquisas pelo mundo,(veja fotos) onde existe um padrão visual básico para todos os veículos tipo ambulância, e as identificações das logomarcas das empresas ou serviços público tem predominância secundária, isso promove mais segurança. O mais importante, é o padrão de identificação visual primários das ambulâncias, isso fica em primeiro lugar, e com isso, evitar acidentes e mortes no trânsito. No Brasil já pude constatar algumas ambulância tentando imitar o padrão Europeu e Americano, (ver foto Bombeiro), mas sem uma lógica de padronização, precisamos adotar como regra, baseado em legislação do CTB. Finalizou Elias Santos "Ely" presidente do SINDCONAM/AL e Diretor de Comunicação da ABRAMCA.

As contribuições da ABRAMCA foram enviadas como sugestão, para à Coordenação-Geral de Planejamento Normativo e Estratégico, do DENATRAN.
* As Fotos 1ª,2ª,3ª, foram nossas sugestão para a Mesa Temática do CONTRAN para ser adotada no Brasil.
* A 4ª foto serve como parâmetro de identificação de automéveis especiais, tipo Escolar, Auto Escola e como sugestão Ambulância.
* As fotos seguintes serviram como parâmetros de pesquisas para sugerir a Mesa Temática do CONTRAN de modelos já existentes no mundo, baseado nesses pontos identificação e segurança.
*As três fotos sugestiva para mesa temática, tem a colaboração voluntária de Mauricio Césa de Oliveira, 25 anos,
Estudante de Design de Produtos com ênfase em Mobilidade e Meios de Transporte no Istituto Europeo di Design em São Paulo.
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem